"Vou ali dar um susto no Moraes Moreira e já volto!"

Como uma fã do grupo Novos Baianos me rendeu uma das passagens mais divertidas dessa minha vida maluca de jornalista

Moraes (a dir.) com os Novos Baianos

Moraes (a dir.) com os Novos Baianos

Reprodução

Sempre me considerei uma entendedora mediana de música.

Mas tenho algumas falhas graves nesse setor. Uma delas: Novos Baianos.

Claro que cantarolo alguns sucessos de Baby do Brasil, Pepeu Gomes e do próprio Moraes Moreira. Mas pouco sei sobre o grupo que muitos dizem ter revolucionado a MPB.

No entanto, devo ao Moraes uma das passagens mais divertidas dessa minha vida maluca de jornalista. Ou melhor, a ele e a uma fã dele.

O ano era 2009 . O SBT resolveu fazer um grande evento no Jockey Club de SP para promover o SBT Nordeste, rede de afiliadas da região. A ideia era reunir publicitários, anunciantes, executivos e artistas e alguns poucos jornalistas.

O convite me avisou que o buffet da vez era da Dadá e o show, de Moraes Moreira. Morta de fome como sempre fui, me empolguei mais pelos quitutes nordestinos do que pela música.

Animada mesmo estava minha grande amiga, que era minha chefe na época, fã de carteirinha dos Novos Baianos. Sim. Padi era fã de verdade. Dessas que já teve o Pepeu Gomes como 'crush' (que gosto é esse, Brasil?) e que comprou uma jaqueta prateada de astronauta inspirada nos looks surreais da Baby.

Do tipo que tinha discos, pôsteres, foi a shows.

Lembro que o evento caiu justamente em um desses dias difícies na redação e mesmo assim nós fomos.

Apesar da euforia inicial, estávamos exaustas. Fizemos uma social, comemos um pouco de bobó, mini acarajés (que estavam incríveis) e seguimos resistindo ao máximo a aquela vontade sem fim de partir para casa.

Mas tinha o 'show do Moraes', né?

Quem iria perder um show reservado, de pertinho, do grande ídolo da juventude?

Quem sabe dava para tirar uma foto com o Moraes?! O que eram algumas horinhas a mais de espera para quem podia ver um lendário Novo Baiano em ação? Quem abriria mão de uma chance dessas? Nós. 

E dentro da resignação do esgotamento, fomos nos dirigindo para a saída da festa, um tanto tristes, tentando nos convencer que o show do Moraes seria muito tarde, que não dava para esperar mais, que estávamos cansadas, que teríamos de acordar cedo no dia seguinte, que haveriam outras oportunidades ...

"Ele nem é o seu 'Novo Baiano' preferido", disse eu, tentando amenizar a culpa de uma fã decepcionada com ela mesma.

Foi quando ela simplesmente me largou. "É ele, é o Moraes!", gritou minha amiga.

 "Vou ali me despedir do Moraes e já volto!", avisou ela, enquanto apressava o passo na direção do ídolo.

"Oi? Despedir? Mas ele nem te conhece... Vai se despedir do Moraes?", pensei eu, já aos risos. Devia ter dito: "Vou ali dar um susto no Moraes e já volto!". Pois foi isso o que aconteceu.

Já na frente do cantor, Padi abriu os braços como quem reconhece um amigo de longa data e gritou: "Moraessssssss!!!!!", enquanto o abraçava como um urso pardo pós-hibernação.

Eu só me lembro do pobre cantor atônito se deixar abraçar pela maluca carinhosa que aparecera do nada, acabando com a sua paz baiana.

É claro que Moraes levou um susto. Mas não foi menos gentil por isso. Retribuiu o abraço da 'estranha' enquanto ela dizia que 'amava' os Novos Baianos. "Vocês marcaram minha vida, foram importantes para mim", revelou ela.

Acho que Moraes respondeu algo como: "Que bom, minha querida!".

O longo e forte abraço de 'despedida' durou alguns segundos, e quando ela parou de esmagar o ídolo, lembro de estar eu chorando de rir, e de cumprimentar o Moraes com um aceno de cabeça, tipo: "eu juro que não vou te abraçar, tá?".

Foi melhor que ver o show. Melhor que conseguir uma foto. Passamos anos rindo do 'ataque ao Moraes' e contando essa história (desculpem a licença poética do tempo nas frases e ordem dos fatos).

Hoje, quando soube que ele havia morrido, me lembrei desse dia especial.

Fui ler sobre os Novos Baianos. Ouvi algumas músicas deles. Achei incrível!

Quis também dar um abraço de despedida no Moraes!