Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Melhor Não Ler
Publicidade

Mais um desafio 'Decifre se puder', versão Colômbia

População elegeu presidente socialista ao crer no Estado como solução para tudo, mas agora vai às ruas reclamar do aumento de impostos

Melhor Não Ler|Do R7


Gustavo Petro, presidente da Colômbia
Gustavo Petro, presidente da Colômbia

Em outros tempos, o enigma da versão colombiana da nossa série de desafios “Decifre se puder” nem precisaria de muitas explicações, mas, como hoje tudo tem de ser desenhado, inclusive o óbvio, vamos lá!

Gustavo Petro foi o vencedor da campanha presidencial da nossa vizinha Colômbia. Ele se elegeu com propostas protecionistas, reforçando que o “papai Estado” iria resolver todos os problemas da população. O povo acreditou, votou, e ele ganhou.

Só que agora os colombianos estão indo às ruas para protestar contra o desemprego, que aumentou e atingiu 10,6%, e contra a reforma tributária “reversa” que o governo esquerdista pretende implantar, ou seja, aumentar os impostos em vez de baixar.

O grande desafio é explicar — de uma forma convincente e com justificativas plausíveis — estas duas questões:

Publicidade

1. de onde os colombianos tiraram a ideia de que teriam mais empregos com mais estatizações, se quem emprega é a iniciativa privada;

2. de onde eles achavam que viria o dinheiro para bancar todas as coisas “grátis” que o governo prometeu distribuir senão do bolso do próprio contribuinte.

Capriche nas respostas, pois em breve esse mesmo desafio também terá uma versão tupiniquim!

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.