Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Como Ser Saudável
Publicidade

Alerta: Saiba os riscos de usar Ozempic antes de procedimentos cirúrgicos e laboratoriais

Como Ser Saudável|Do R7

Recentemente, o Ozempic ganhou muito destaque e se tornou o "queridinho" para quem precisa perder peso. Realmente ele auxilia no processo de emagrecimento, mas é preciso muito cuidado. Além de alguns efeitos colaterais prescritos, o uso de Ozempic também deve ser levado em consideração antes de cirurgias e exames laboratoriais.

Seguindo as novas orientações e recomendações das Sociedades Brasileira de

Anestesiologia (SBA) e de Diabetes (SBD), quem faz uso dos análogos do GLP-1 precisa

pausar a medicação antes de procedimentos cirúrgicos e alguns exames, como endoscopia, que precisam de anestesia e sedação. "O período de suspensão deve ser entre 2 e 21 dias de acordo com a orientação médica.", explica a cardiologista Drª Thalita Merluzzi médica.

Publicidade

Antes do paciente passar por uma cirurgia eletiva é importante tomar algumas precauções, incluindo a suspensão do uso do Ozempic e/ou similares. Isso se deve ao fato de que o medicamento pode afetar a resposta do organismo à anestesia, retardar o esvaziamento gástrico e aumentar o risco de hipoglicemia durante o período de jejum. 

"De acordo com as novas diretrizes, é recomendado suspender determinados fármacos como: Liraglutida, Dulaglutida / Tirzepatida / Lixisenatida e Semaglutida", explica a doutora Merluzzi. E a cardiolosgista complementa: "Recentemente os medicamentos Ozempic e Saxenda, começaram a ser investigados pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA) após a reguladora de Saúde da Islândia sinalizar 3 casos de pacientes com pensamentos suicidas. Um comitê de segurança da (EMA) está investigando esses eventos adversos."

Publicidade

Embora o Ozempic possa ser uma opção eficaz para ajudar na perda de peso, é importante suspender o seu uso antes da cirurgia. "Se você faz uso de alguma dessas medicações e está tendo efeitos colaterais adversos mesmo que não listados na bula ou precisa passar por um procedimento cirúrgico, converse imediatamente com o seu médico e siga corretamente as orientações", diz a especialista DrªThalita Merluzzi.

Drª Thalita Merluzzi
Drª Thalita Merluzzi Drª Thalita Merluzzi

O mais recomendado, para todos os casos, é adotar uma dieta equilibrada, praticar exercícios físicos e manter um estilo de vida saudável. Estas sim, são aqui medidas fundamentais para preservar nossa saúde.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.