Logo R7.com
RecordPlus

Abaixe as velas em sinal de respeito: Grand Bateau é ótimo custo-benefício

Este vinho tem ótima história por trás do rótulo

Contra Rótulo|Dado LancellottiOpens in new window

  • Google News

Muita gente pensa que vinho com história bacana por trás é vinho caro. Essa semana trago um achado custo-benefício que mostra isso de forma diferente. Este rótulo vale a pena conhecer!

Grand Bateau é um ótimo vinho da prestigiada região de Bordeaux, na França, que se destaca pela acessibilidade – custa entre R$ 100 e R$ 150.


Nascido na década de 1980, o vinho é uma colaboração entre o fantástico e famoso Château Beychevelle e a Maison Barrière Frères, braço comercial da Grands Millésimes de France (uma joint venture entre o conglomerado japonês de bebidas Suntory e a francesa Castel), que controla o próprio Beychevelle e outras propriedades.

Sediados no coração do Médoc desde 1932, os Barrières são negociantes de grandes vinhos crus classés bordaleses e ícones de outras regiões do mundo.


Seu portfólio é composto de centenas de marcas das últimas 30 safras, que são distribuídas para mais de 70 países. Grand Bateau faz parte da “Sélection Barrière” e é o resultado da combinação do talento dos seus enólogos com os do famoso Saint-Julien Beychevelle.

Beychevelle é uma terra de vinhos e lendas, que surgem baseadas em fatos e depois evoluem, impulsionadas com o tempo e sendo recontadas repetidamente.


Eles nos convidam a sonhar e nos transportam para um passado emocionante: a identidade do seu castelo do século 17 tem inspiração no duque de Épernon, que era um reputado almirante francês com grande influência política e poder.

Conforme os barcos passavam em frente das suas terras no rio Gironde, eles baixavam as velas para mostrar sua lealdade.


Este sinal de respeito deu origem ao nome Beychevelle e ao emblema do castelo, um navio com uma proa em forma de grifo. Seu nome vem do dialeto Gascão dessa região e significa “Bêcha vêla” (ou “baisse voile”, “abaixe as velas” em português).

O “grande barco” apresentado neste rótulo é o símbolo do lendário galeão da propriedade. Para quem não sabe, galeão é um tipo de navio com 4 mastros, armado para guerra e frequentemente utilizado no transporte de cargas que possuíam alto valor na navegação oceânica entre os séculos 16 e 18.

O Grand Bateau em questão tem elegância e um caráter harmonioso na boca. O vinho é uma mistura (ou blend) de 🍇80% Merlot e 🍇20% Cabernet Sauvignon. Vale provar a sua versão Grand Bateau White (branco) também. Boas dicas para ter em casa sempre!

Saúde e boa semana🍷!

Para saber mais acompanhe o perfil @contra_rotulo no Instagram e no Threads.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.