Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

1954: O Canal 7 completa 1 ano com muito trabalho e pioneirismo

Os melhores equipamentos, programas que marcaram época e personalidades internacionais marcaram o primeiro ano da TV Record.

Testemunha da História|por Gilson Silveira

O Hino Nacional Brasileiro encerrava todas as transmissões do Canal 7 desde a inauguração. Um filme com imagens de São Paulo com direito a muitas tomadas do estádio do Pacaembu, um dos locais preferidos do fundador da TV Record, que anos mais tarde passou a ter o nome de Paulo Machado de Carvalho.

Câmera da Record no aeroporto Congonhas
Câmera da Record no aeroporto Congonhas Câmera da Record no aeroporto Congonhas

Aliás, todas as imagens externas da Record eram assistidas com nitidez absoluta pelos telespectadores. A emissora tinha as potentes e raras no mercado lentes Balowstar, capazes de compensar as deficiências dos refletores com uma abertura de diafragma bem maior que as tradicionais. Por causa disso, eram capazes de captar imagens praticamente no escuro.

Por falar em escuro, muitas e muitas vezes, naquela época de carência de eletricidade, o Canal 7 era o único a ter imagens dos jogos noturnos porque era a única emissora que possuía um gerador próprio, tendo exclusividade em diversos eventos.

Para as reportagens eram usadas câmeras Dumont, um monstro de 50 quilos, com um amplificador e o cabo no meio do caminho para atrapalhar e terrível até para montar pelos próprios câmeras. Naquela época não existiam o que hoje chamamos de equipe técnica de externa. Além do mais, só o cameraman conseguia deixá-la na altura certa, usando seus macetes para manejar com maestria o pesado equipamento.

Publicidade

No seu primeiro ano de existência, a TV Record registrava um recorde de 10 comerciais ao vivo por dia, um marco para época. O Canal 7 já havia apresentado personalidades como Menoti Dei Picchia, Dinah Silveira de Queiroz, Eleazar de Carvalho, Di Cavalcanti, Almir Martins, General Estilac Leal, Jaques Klein, Hugo Borghi e muitas outras conhecidas figuras dos mais diversos setores.

Também surgiram os programas com as transmissões das lutas de box, direto do ginásio da TV Record, recém-inaugurado, pelo Campeonato Paulista de Pugilismo. Na mesma época, os repórteres e técnicos começaram a usar uniformes com o 7 gravado nas costas em todas as transmissões esportivas.

Publicidade
Silvio Luiz usa o novo uniforme da Record com número 7.
Silvio Luiz usa o novo uniforme da Record com número 7. Silvio Luiz usa o novo uniforme da Record com número 7.

Já o TV Concerto apresentava aos domingos o melhor da música clássica, inclusive com a Orquestra Sinfônica Brasileira, regida pelo maestro Eleazar de Carvalho.

Pouco depois do aniversário, no dia 2 de outubro de 1954, o Canal 7 passava a iniciar suas transmissões diárias mais cedo e a Sessão Zig-Zag, que abria a programação com desenhos animados, passou a ser exibida às 18h15.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.