Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Como Ser Saudável
Publicidade

BOMBA: água não é a melhor bebida para se hidratar

Como Ser Saudável|Do R7

Não importa se você tem 15, 25, 45... Com certeza cresceu ouvindo que beber água é importante para matar a sede e se hidratar. Certo? E seu eu te disser que essa é uma informação equivocada? Pois é!

De acordo com um estudo da St. Andrews University, na Escócia, que comparou as respostas de hidratação de várias bebidas diferentes, a água não é o líquido mais eficiente no quesito hidratação corporal. 

Os pesquisadores descobriram que enquanto a água, com e sem gás , faz um bom trabalho de hidratação rápida do corpo, bebidas com um pouco de açúcar, gordura ou proteína fazem um trabalho ainda melhor em nos manter hidratados por mais tempo.

Ronald Maughan, professor da St. Andrews Medical School e autor do estudo, dia que: "quanto mais você bebe, mais rápido a bebida sai do estômago e é absorvida pela corrente sanguínea, onde pode diluir os fluidos corporais e hidratá-lo." O professor acrescenta: a composição de nutrientes de uma bebida influencia na hidratação."

Publicidade

Neste caso, descobriu-se que o leite é ainda mais hidratante do que a água normal porque contém o açúcar lactose, algumas proteínas e algumas gorduras, que ajudam a retardar o esvaziamento do líquido do estômago e a manter a hidratação por um longo período de tempo. longo. O leite também possui sódio, que age como uma esponja, retendo a água no corpo e produzindo menos urina.

"Este estudo nos diz muito sobre o que já sabemos: eletrólitos, como sódio e potássio, contribuem para uma melhor hidratação, enquanto as calorias das bebidas causam esvaziamento gástrico mais lento e, portanto, mais liberação de urina", disse Melissa Majumdar, nutricionista registrada e porta-voz da Academia de Nutrição e Dietética que não esteve envolvido no estudo.

Publicidade

Todas as bebidas acabam hidrtanado o nosso rganismo; porém a quantidade de açúcar na composição influencia o quanto nosso corpo vai absorver daquele líquido. Por exemplo, sucos concentrados e refrigerantes, costumam ter uma quantidade elevada de açúcar; o que vai te levar a continuar com sede. O mesmo se aplica após a ingestão de bebidas alcóolicas. Já percebeu que após alguns drinks você sente uma sede daquelas?!! Isso ocorre porque as bebidas alcóolicas são diuréticas, nos levando à perda de líquido no organismo.

Agora que você já sabe que água não é líquido mais hidratante, que tal saber quais bebidas mais hidratam o nosso organismo:

Publicidade

1- Leite desnatado;

2- Soro

3- Leite integral;

4- Suco de laranja;

5- Refrigerantes zero açúcar;

6- Chás gelados e quentes;

7- Energéticos;

8- Água (sem ou com gás);

9- Cerveja ;

10- Café.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.