Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Como Ser Saudável
Publicidade

CREATINA: o suplemento queridinho do momento

Como Ser Saudável|Do R7

É muito curioso como as coisas mudam radicalmente. Garanto que você já ouviu inúmeras vezes que certo alimento era vilão e, passado algum tempo e alguns estudos realizados, o mesmo alimento se torna recomendado por inúmeros especialistas. 

Algo semelhante vem acontecendo com a Creatina. Atualmente ela é o suplemento queridinho da galera. Mas mesmo em alta, ainda tem muita gente se perguntando para que serve o suplemento, quem pode tomar, se prejudica os rins... 

A creatina é composta por três aminoácidos (arginina, glicina e metionina) que, quando suplementada, ajuda no aumento do tônus muscular e ganho de força. "A creatina é hoje, o suplemento alimentar que mais possui comprovação cientifica no mercado, quanto à sua eficácia. Em virtude disso, tem sido muito utilizado pelos praticantes de atividades físicas e esportes no geral, sejam atletas de elite ou apenas frequentadores de academia e atletas recreativos", relata a nutricionista Marcela Moura. 

Mas se engana quem pensa que o suplemento pode ser usado apenas por pessoas que praticam exercícios. A nutri Marcela foi bem enfática neste ponto: "NÃO! Os benefícios da creatina vão muito além. Ela pode ser usada por qualquer pessoa, seja jovem, adulta ou idosa. Reomendamos até mesmo para pacientes em estado grave e acamados, pois o suplemento tem efeito neuroprotetor e alguns estudos revelam que a creatina contem algumas características terapêuticas que são vantajosas para algumas doenças como parkinson e Alzheimer. Além disso, tem aplicação clínica para casos de diabetes e sarcopenia, ou seja, os idosos podem se beneficiar muito do uso do mesmo. É um suplemento para a familia. Dos filhos aos avós, todos podem e devem usá-lo."

Publicidade
nutricionista Marcela Moura
nutricionista Marcela Moura nutricionista Marcela Moura

Quanto à dose de creatina a ser utilizada, existem diferentes protocolos (saturação e manutenção) que levam em consideração o peso corporal, treinamento físico e tempo para o efeito desejado. O nutricionista é o profissional que pode prescrever adequadamente a suplementação de creatina conforme objetivo. "Deve ser tomado no horário em que seja mais fácil de você se lembrar todos os dias. Eu sempre indico tomar após alguma das refeições principais (café, almoço, jantar). A quantidade indicada é de 3-5gdiária", recomenda Moura.

Para aquelas pessoas pouco acostumadas com o uso de suplementos, sempre surge a mesma dúvida: É possível obter a creatina apenas de fontes alimentares? A nutri responde: podemos obter a creatina principalmente através da carne vermelha, de porco, frango e peixes. No entanto, um indiviíduo teria que consumir pelo menos 500g de proteína todos os dias para a ingestão adequada de creatina somente pela alimentação.

Publicidade

Neste caso, fica claro que veganos e vegetarianos possuem estoques de creatina baixos, necessitando de suplementação. 

E vamos de polêmica: muita gente "prega" que o uso contínuo de creatina faz mal aos rins. Será? "A suplementação de creatina não altera a função dos rins, fígado e também não altera as hemácias", explica Marcela Moura .

Publicidade

Agora que você já aprendeu tudo sobre o suplemento que vai te ajudar a ter um melhor desempenho físico, além de outros ganhos na saúde, já pode procurar ajuda de um profissional para começar a tomar a dose certa. 

Dica da Nutri para tomar creatina: Por ser sem sabor é fácil misturar a creatina em qualquer bebida. Acrescente no suco de frutas da sua preferência ou no seu shake de Whey Protein.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.