Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Como Ser Saudável
Publicidade

Posições de dormir e saúde da coluna: o que você precisa saber

É importante reavaliar os hábitos de sono para evitar prejudicar a coluna e acordar com aquelas dores

Como Ser Saudável|Do R7 e Renata Garofano

Dormir bem ajuda na nossa saúde
Dormir bem ajuda na nossa saúde Dormir bem ajuda na nossa saúde

Dormir bem não se trata apenas de conseguir as horas adequadas de sono. Você sabia que a maneira como dormimos, especificamente a posição que adotamos, pode ter implicações significativas para nossa saúde? Pois é! Especialmente para a saúde da coluna vertebral.

Portanto, é importante reavaliar os hábitos de sono para evitar prejudicar a coluna e acordar com aquelas dores desconfortáveis.

Uma das posições mais comuns, mas potencialmente prejudiciais, é dormir de bruços. Segundo Luciano Miller, ortopedista e cirurgião de coluna do Hospital Albert Einstein, dormir de bruços pode causar uma pressão adicional na coluna, forçando-a a uma posição não natural. “De fato, ao adotar esta posição, a coluna sofre uma tensão desnecessária, especialmente quando a cabeça está virada para o lado. Este alinhamento inapropriado ao longo do tempo pode levar a dores persistentes e a problemas crônicos”, explica o médico.

Outra preocupação comum é a de pessoas que dormem de lado. Embora, para muitos, pareça uma das posições mais confortáveis, se feita incorretamente pode ser prejudicial. “Dormir de lado com as pernas totalmente esticadas, por exemplo, pode causar tensão na parte inferior das costas”, disse Miller. Segundo o ortopedista, é aconselhável dobrar ligeiramente as pernas, o que ajuda a manter um alinhamento mais natural da coluna.

Publicidade

A posição fetal, de lado e com as pernas enroladas, é outra favorita para muitos. Mas, explica Miller, aqui também há armadilhas. “Se enrolar demais, como em uma posição fetal apertada, pode restringir a respiração profunda e exercer pressão adicional sobre a coluna e os quadris. Portanto, é vital manter um equilíbrio, garantindo que você não se curve excessivamente”, reforça o cirurgião.

Doutor Luciano Mille, ortopedista e cirurgião de coluna do Hospital Albert Einstein
Doutor Luciano Mille, ortopedista e cirurgião de coluna do Hospital Albert Einstein Doutor Luciano Mille, ortopedista e cirurgião de coluna do Hospital Albert Einstein

Miller também lembra que dormir de costas sem o suporte adequado para as pernas também tem potencial para causar tensões desnecessárias na lombar. Segundo o médico, é importante usar um travesseiro sob os joelhos ao dormir de costas para aliviar essa pressão e promover um alinhamento saudável.

Publicidade

Mas, afinal, qual é a melhor posição para dormir bem?

Dormir de lado é a posição mais recomendada pelos especialistas. E deitar sobre o lado esquerdo do corpo é especialmente interessante para aqueles que sofrem com problemas gastrointestinais, pois o coração, as principais artérias, as veias e o estômago ficam do lado esquerdo. Então, ao deitar dessa maneira, a pressão interna diminui, o que proporciona uma melhor circulação do sangue dentro dos vasos sanguíneos e dos alimentos no tubo digestório. Para quem tem refluxo, é uma ótima opção.

A consciência dos hábitos noturnos e a disposição para fazer os ajustes necessários podem ser a chave para uma saúde duradoura da coluna e, consequentemente, um bem-estar mais amplo em nossa vida.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.