Estudo mostra que crianças que entram nas redes sociais mais cedo têm notas mais baixas
Pesquisa sugere que limitar uma idade mínima de ingresso no mundo online e supervisão direta dos pais podem ajudar

Um estudo feito com pré-adolescentes na Itália mostrou um resultado assustador, mas que já era esperado: as redes sociais impactam demais o desenvolvimento das crianças e podem, inclusive, afetar diretamente o seu desempenho acadêmico.
De acordo com os pesquisadores, jovens que criaram sua primeira conta pessoal em uma rede social aos 11 ou 12 anos posteriormente obtiveram resultados significativamente mais baixos em testes padronizados do que seus colegas que esperaram até os 14 ou 15 anos.
E não é simples! Essas diferenças criadas na infância persistiram por anos e, em alguns casos, até aumentaram ao longo do tempo.
Como foi feita a pesquisa?
Os resultados, publicados na revista Nature Human Behaviour, baseiam-se em dados de 5.227 estudantes de 28 escolas do norte da Itália.
Os pesquisadores combinaram pesquisas sobre os hábitos de uso das redes sociais, coletadas entre 2023 e 2024, com os resultados oficiais de testes padronizados de italiano, inglês e matemática.
Veja Também
Os estudantes que criaram uma conta em uma rede social no sexto ano, normalmente aos 11 ou 12 anos, obtiveram resultados cerca de 0,22 desvio-padrão mais baixos em italiano e 0,18 desvio-padrão mais baixos em matemática até o oitavo ano, em comparação com aqueles que só entraram nas redes sociais no nono ano ou depois.
Ainda segundo os autores, uma diferença de 0,2 desvio-padrão equivale aproximadamente a seis meses de escolaridade.
A diferença não desapareceu à medida que as crianças ficaram mais velhas. No décimo ano, os estudantes que haviam entrado mais cedo nas redes sociais ainda apresentavam resultados 0,22 desvio-padrão mais baixos em italiano, enquanto a diferença em matemática havia aumentado para 0,27 desvio-padrão.
O estudo também identificou um padrão de dose-resposta. Os estudantes que esperaram até o sétimo ou oitavo ano para criar suas contas ainda tendiam a apresentar um desempenho inferior ao daqueles que ingressaram mais tarde, mas as diferenças eram menores do que entre os usuários que começaram mais cedo.
Curiosamente, os pesquisadores não encontraram evidências de que o uso precoce das redes sociais afetasse os resultados dos testes de língua inglesa.
Para entender por que essa relação poderia existir, a equipe analisou outros aspectos dos hábitos tecnológicos dos estudantes.
As crianças que relataram verificar seus celulares com maior frequência tinham maior probabilidade de ter começado a usar as redes sociais mais cedo e também eram mais propensas a apresentar resultados mais baixos em italiano e matemática aos 15 ou 16 anos.
O papel dos pais
Em entrevista à revista eletrônica Newsweek, Chiara Respi, autora e professora da Universidade de Milano-Bicocca, disse que a pesquisa sugere que esperar até aproximadamente os 13 ou 14 anos pode ser benéfico. Outro elemento importante é ter a supervisão dos pais de forma efetiva durante o uso das redes sociais.
“Ao mesmo tempo, para que um limite de idade seja eficaz, ele deve ser acompanhado por um programa abrangente de educação digital que envolva tanto as famílias quanto as escolas, com o objetivo de promover o uso construtivo das plataformas digitais”, disse Respi.
Segundo Chiara, os pais também devem ajudar as crianças a compreender a natureza distrativa das redes sociais e devem incentivar as crianças a preservar espaços e momentos dedicados a experiências presenciais, livres das distrações e interferências digitais.
No entanto, ela ressalta que os resultados devem ser interpretados com cautela, considerando que o debate sobre o impacto das redes sociais sobre os jovens ainda está em andamento.
Não se trata de privar os jovens dessa experiência, e, sim, de oferecer equilíbrio entre as experiências online e offline.
👉Siga o Tempinho Juntos no Instagram
✅Para saber tudo do mundo dos famosos, siga o canal de entretenimento do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

















