Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Melhor Não Ler
Publicidade

Brasil sob ameaça da doença do sono causada pela mosca tsé-tsé

Picada do inseto causa sono profundo e enfermidade pode levar à morte se não tratada adequadamente

Melhor Não Ler|Do R7


A famosa mosca tsé-tsé
A famosa mosca tsé-tsé

Glossina é o nome de batismo de um gênero de moscas da família Glossinidae que inclui as espécies de moscas tsé-tsé. O nome tem origem nas línguas da África equatorial e, apesar de ser pronunciado com um estalinho na língua pelos nativos, se escreve com três letras: T-S-E.

A picada dessas espécies é responsável pela transmissão do tripanossoma brucei, causador da doença do sono. A mosca TSE se alimenta de sangue e tem no gado bovino seu principal hospedeiro, mas sem deixar de fazer dos seres humanos suas vítimas.

Segundo pesquisas – que não foram conduzidas por institutos brasileiros, então pode confiar – a doença do sono possui três fases:

A primeira se dá no momento da picada, quando o protozoário é introduzido na corrente sanguínea sem que a pessoa perceba. A segunda, quando se instala no sistema nervoso central e faz a vítima dormir demais. Geralmente, o paciente não se incomoda, pois se sente bem e descansado, como se aquele sono excessivo fosse algo benéfico. E a terceira, que ocorre quando o paciente percebe que não está nada bem, mas aí já é tarde demais.

Publicidade

Mas a boa notícia é que no dia 30 de outubro teremos a segunda dose da vacina que pode conter o avanço da doença. Não deixe de comparecer a um posto de vacinação levando um documento com foto.

Esta crônica é uma ficção, mas poderia não ser...

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.