Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Testemunha da História

A origem do nome 'Record'

Todos pensam que a origem é a Rádio Record, mas não é.

Testemunha da História|por Gilson Silveira

Logomarca da Rádio Record em 1930.
Logomarca da Rádio Record em 1930.

Pouca gente sabe o porquê do nome Record. A explicação mais clássica é que foi herdado da Rádio Record, adquirida em 1931 por Paulo Machado de Carvalho por 31 contos de réis do comerciante Álvaro Liberato de Macedo. Não deixa de ser verdade, mas a origem é anterior a isso.

Segundo o livro “A História da Televisão Brasileira Para Quem Tem Pressa”, de Elmo Francfort (Ed. Valentina, 2023), o nome remete ao termo em inglês “recording” (gravação). Numa estratégia de marketing, Álvaro Liberato Macedo divulgava assim o principal produto de seu outro negócio, sua loja de discos Record, exatamente no Palacete Tereza, na esquina da Rua Quintino Bocaiúva com Rua Direita, no centro de São Paulo, onde no primeiro andar foi a sede dos estúdios da rádio.

Prédio da antiga sede da Rádio Record no centro de São Paulo
Prédio da antiga sede da Rádio Record no centro de São Paulo

Na rádio, Álvaro tocava os sucessos musicais que queria vender na loja, incitando a venda dos LPs da época. A Rádio Record foi a emissora de maior destaque em São Paulo nos anos 30, 40 e 50, principalmente quando os aparelhos passaram a ter alto-falantes, o que justificava o slogan “A Maior”. Foi considerada também a voz oficial da Revolução Constitucionalista de 1932.

Atualmente, no endereço da antiga sede da rádio funciona um restaurante que mantém as mesmas janelas e a arquitetura da época. Como o espaço tem shows de MBP, uma plateia, parecida como a de 1931, permanece no local. Na loja de discos, hoje funciona uma loja de calçados.


Placa na Rua Quintino Bocaiuva, no centro de São Paulo
Placa na Rua Quintino Bocaiuva, no centro de São Paulo

Já a Rádio Record, deixou há pouco tempo o clássico AM 1000 kHz, para assumir uma frequência estendida no FM com mais potência.

No próximo post:Chegou o grande dia da inauguração

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.