Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Achamos em Minas

Itacarambi: conheça uma joia do norte de Minas Gerais

E, de cidade em cidade, seguimos nossa viagem pelo norte do estado. Em cada parada, muitas descobertas

Achamos em Minas|Luciana KatahiraOpens in new window

Bem-vindos à aconchegante Itacarambi Mauro Ferreira

Itacarambi é, sem dúvida, um dos tesouros do norte mineiro. Cidade cheia de vida, de histórias, de atrativos, de gastronomia mineira autêntica e de povo muito hospitaleiro, é um daqueles lugares que a gente chega e logo se encanta.

Localizada às margens do rio São Francisco, e com pouco mais de 17 mil habitantes, Itacarambi é uma pequena e aconchegante cidade mineira que tem como principal atrativo o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu. A cidade, que é uma das portas de entrada do parque, é conhecida como a “Acolhida do Peruaçu”. Mas, apesar do parque ser o seu grande atrativo, Itacarambi oferece muito mais!

Bem, minha história com Itacarambi teve início bem antes desta gravação. Como faço em todas as nossas viagens, sempre entro em contato com pessoas da região que conheçam bem as histórias, tradições e personagens da cidade.

Cláudia Seixas, presidente Circuito Turístico Velho Chico Mauro Ferreira

Desta vez, quem me deu essa ajudinha foi a Cláudia Seixas, que é presidente do Circuito Turístico Velho Chico. Imagina uma pessoa animada, daquelas que topam tudo. Pois é, foi assim que, um mês antes de colocar o pé na estrada rumo ao norte de Minas, comecei minha viagem por Itacarambi.


A Cláudia é daquelas pessoas apaixonadas, que tem um olhar sensível e muita disposição. Pelo telefone já me fez ficar encantada pela região.

Produção feita e seguimos para o norte de Minas. Depois de passarmos por Januária (que é incrível) e pelo Parque Nacional Cavernas do Peruaçu (lugar inesquecível), chegamos à Itacarambi. Bem… pra você ter uma ideia do que nos esperava, o dia amanheceu e fomos recebidos com esse visual aí…


Nascer do sol em Itacarambi

Assim é fácil começar o dia inspirado, não é?... E dali pra frente foram só belezas. Pegamos um barco e seguimos pelo rio São Francisco, o tão querido Velho Chico. E, navegando por suas águas, escutamos histórias desse rio que faz parte da vida de cada um aqui.

Navegando pelas águas do rio São Francisco

As praças de Itacarambi também são uma atração a parte. Destaque para as praças Água Viva que, através de diversas esculturas, conta as histórias de algumas lendas do Rio São Francisco e de sua fauna; a Praça das Mães, que é um grande coração, e a Praça dos Bancos Curiosos, cada banco com suas características. O banco dos encalourados, por exemplo, é cheio de furinhos.


Banco dos encalourados, em Itacarambi

E na hora que a fome bateu, seguimos para o restaurante mais tradicional da cidade, o Chico’s Bar. Lá, fomos recebidos pelo próprio Chico e pela sua esposa, a Rita. Simpatia não falta ali e comida é especialidade da casa.

O casal nos convidou para comer um surubim pescado no rio São Francisco. Papo vem e papo vai, o Chico nos mostrou como tirar espinha de peixe, nos contou os segredinhos das suas receitas e, quando vi, os dois já tinham preparado um banquete para gente: surubim, piau, curimatá, traíra e até uma piranha. Posso garantir: em Itacarambi se come bem…

Em Itacarambi a mesa é farta Mauro Ferreira

E, de sobremesa, um doce de cabeça de frade. Já ouviu falar? Pois é… coisas de Itacarambi….

Cabeça de frade

E, pra terminar o dia, ainda tivemos o privilégio de, na beira do Velho Chico, apreciar a música do grupo Apoenah…

Grupo Apoenah, de Itacarambi Mauro Ferreira

Ê Minas que sempre encanta… Bora assistir a essa história com a gente?

E se você quiser assistir aos outros episódios do Achamos em Minas, dá um pulinho no PlayPlus. Lá você vai encontrar diversos episódios das nossas andanças por Minas Gerais.

Um brinde à Itacarambi Mauro Ferreira

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.