Suspensa a cobrança de impostos em 2023

Primeiros cinco meses chegam ao fim e brasileiros já trabalharam para pagar seus impostos. Daqui pra frente tudo vai ser diferente (ou não)

Antes de mais nada, vamos corrigir uma fake news que circula há anos por aí, afirmando que o brasileiro tem de trabalhar 150 dias só para pagar impostos. A verdade é que nós temos que trabalhar apenas 149 dias para garantir ao Estado a manutenção de sua máquina pública ineficiente e caríssima.

Quem fez os cálculos foi a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e quem está festejando é o povo brasileiro, pois, segundo o levantamento, houve uma queda na quantidade de dias trabalhados para bancar a boa vida da nobreza tupiniquim. Acompanhe o gráfico da alegria:

Reprodução

Mas apesar de todos os motivos para comemorar, há alguns ingratos dizendo que somos um povo apático e conformado em ter boa parte da nossa renda arrancada de nossos bolsos. Imagina que há quem queira protestar como na época de Tiradentes, quando o povo pagava  20%, isto é, um quinto da renda aos portugueses e chamava os tributos de “quinto dos infernos”.

Esse pessoalzinho liberal ainda não entendeu que agora tudo mudou, pois estamos no governo do amor. O que importa se pagamos o equivalente a 40% dos nossos dias de trabalho em impostos e ficamos caladinhos da Silva? Ora, o Pai dos pobres e a Janjesbanja cuidarão de nós, confia!

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas