Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

40 receitas para fazer na air fryer

Forno de jato quente foi inventado em 1989, mas só se tornou popular depois de 2010

Aprendiz de Cozinheira|Aline Sordili e Aline Sordili

Receitas na air fryer: 3 opções deliciosas
Receitas na air fryer: 3 opções deliciosas Receitas na air fryer: 3 opções deliciosas

A air fryer já foi apontada como eletrodoméstico mais indispensável e inovador desde a criação do micro-ondas. No festival de inovação SxSW, em 2018, o eletrodoméstico foi listado como um aparelho que revolucionou a forma de preparo dos alimentos.

Inventada em 1989 pelo norte-americano Chad Erickson, a air fryer foi patenteada no ano seguinte com o nome de jet stream oven (forno de jato, em uma tradução livre) porque ela é exatamente isso: um forno que usa ar quente para cozinhar.

O objetivo do inventor era encontrar uma forma mais saudável de fazer alimentos fritos. Por usar o ar quente, ela também dá aos alimentos uma textura crocante e dourada, sem precisar usar óleo (confesso que eu não resisto e dou umas pinceladas de azeite em tudo sim!).

Mas a popularidade dela só aconteceu nos anos 2000, acompanhando a tendência da preocupação com saúde e alimentação. Em 2010, a Philips Electronics lançou a primeira air fryer doméstica, que foi fundamental para popularizar o aparelho no mundo todo.

Publicidade

Se você ainda não tem esse aparelho, pode estar se perguntando: "Qual é o grande lance?". Além de ser super prática, ela permite que você prepare pratos deliciosos com menos óleo -logo, menos calorias-, mantendo o sabor.

Aqui estão algumas vantagens da air fryer:

Publicidade

• É uma maneira mais saudável de cozinhar alimentos fritos;

• É uma maneira rápida e fácil de cozinhar;

Publicidade

• Pode ser usada para tudo: batatas fritas, frango, carne, peixes, legumes e até bolos.

Algumas dicas para cozinhar na air fryer:

Publicidade

• Como é um forno, ela precisa ser pré-aquecida. Isso garante que seus alimentos cozinhem de maneira uniforme;

• Não sobrecarregue a air fryer. Deixe espaço entre os alimentos para que o ar circule;

• Vire os alimentos durante o cozimento para que cozinhem por igual;

• As temperaturas e os tempos de cozimento podem variar dependendo do modelo da sua air fryer.

Abaixo, 40 receitas para você fazer rapidinho na air fryer. Eu já fiz todas elas e deram super certo.

1) Batatas fritas: corte as batatas em palitos, tempere com sal e um pouco de azeite, e coloque na air fryer em temperatura alta até ficarem douradas e crocantes.

2) Batatas recheadas: Asse batatas na air fryer, corte-as ao meio, retire parte da polpa e recheie com queijo, bacon e um pouco de creme de leite.

3) Legumes assados: corte legumes como abóbora, inhame, cará, abobrinha, berinjela, cenoura, batata doce em pedaços, tempere com sal, pimenta e azeite, e asse na air fryer em temperatura média até ficarem macios e levemente dourados.

4) Chips de legumes: corte vegetais como batata-doce, abobrinha ou beterraba em fatias finas. Tempere com azeite, sal e temperos de sua escolha. Asse na air fryer por 10-15 minutos até ficarem crocantes.

5) Quiabos grelhados: corte os quiabos ao meio e tempere com sal, pimenta e azeite. Grelhe na air fryer por 10-12 minutos, mexendo ocasionalmente. Ficarão macios e levemente crocantes.

6) Anéis de cebola empanados: passe anéis de cebola na massa e asse até que fiquem crocantes.

7) Couve de bruxelas: tempere couve de bruxelas com azeite, alho e sal, e asse até que fiquem douradas.

8) Abobrinha recheada: corte abobrinhas ao meio, retire o miolo, recheie com queijo e ervas (ou carne moída coberta com queijo parmesão). Asse até que fiquem macias.

9) Brócolis assado: tempere o brócolis com azeite, alho, sal e pimenta, e asse até que fique levemente tostado.

10) Berinjelas à parmegiana: Faça fatias finas de berinjela, empane com farinha de rosca, adicione molho de tomate e queijo, e asse na air fryer até que o queijo derreta e borbulhe.

11) Abobrinha frita: corte abobrinhas em rodelas, passe no azeite e empane em farinha de rosca e asse até que fiquem crocantes.

12) Brócolis com queijo: Cubra floretes de brócolis com queijo ralado e asse na air fryer até que o queijo derreta e o brócolis fique crocante.

13) Batata-doce recheada: Asse batatas-doces na air fryer até que fiquem macias e, em seguida, recheie com ingredientes como queijo, feijão e abacate.

14) Bolinhos de couve-flor: Misture couve-flor cozida e amassada com queijo, ovo e temperos. Modele bolinhos e asse na air fryer até que fiquem dourados.

15) Milho na espiga grelhado: Cozinhe o milho na air fryer até que fique levemente grelhado, depois pincele com manteiga e tempere com sal e pimenta.

16) Quibe de abóbora: Faça quibes de abóbora recheados com carne moída e temperos, e asse na air fryer até que fiquem dourados e deliciosos.

17) Bolinhos de batata recheados: Faça bolinhos de batata recheados com queijo cheddar e bacon, e asse na air fryer até que fiquem dourados e deliciosos.

18) Aspargos enrolados em presunto: Enrole aspargos frescos em presunto, tempere com um pouco de azeite e asse na air fryer até que fiquem tenros e o presunto esteja crocante.

19) Rolinho primavera: Misture repolho picado, cenoura ralada, cogumelos, cebolinha e molho de soja. Coloque uma porção da mistura em uma folha de massa de rolinho primavera (ou de pastel de forno) e dobre bem. Asse na air fryer de 8 a 10 minutos até ficarem dourados e crocantes.

20) Mini-pizza de massa folhada: cubra pedaços de massa folhada com molho de tomate, queijo e seus ingredientes favoritos. Asse até que fiquem dourados.

21) Queijo coalho grelhado: Corte o queijo coalho em cubos, coloque na air fryer até que fiquem levemente dourados por fora e derretidos por dentro. Sirva com uma geleia ou molho de pimenta.

22) Pão de alho: Corte o pão em fatias, espalhe manteiga de alho e queijo, e asse na air fryer até que fiquem douradas e o queijo derretido.

23) Ravioli frito: Pegue ravioli recheado com queijo, passe-os em uma mistura de ovo e farinha de rosca, e asse na air fryer até que fiquem crocantes

24) Rolinhos de presunto e queijo: Enrole fatias de presunto com queijo, asse na air fryer até que o queijo derreta e o presunto fique crocante.

25) Tofu crocante: corte tofu em cubos, tempere e asse até que fiquem crocantes por fora.

26) Asinhas ou coxinhas de frango: tempere as asinhas e/ou as coxinhas de frango com sua marinada preferida e coloque na air fryer em temperatura alta por cerca de 20-25 minutos, virando na metade do tempo. Ficarão bem crocantes! Para transformar em picante, coloque molho de pimenta, alho em pó, páprica na marinada.

27) Tiras de frango empanadas: Passe tiras de frango em ovo e farinha de rosca, e asse até que fiquem douradas e crocantes.

28) Peito de frango recheado: Recheie peitos de frango com queijo e espinafre, depois asse na air fryer até que o frango esteja cozido e o queijo derretido.

29) Nuggets de frango caseiro: misture carne de frango moída com temperos, pão ralado e ovos, modele bolinhos e coloque na air fryer em temperatura média por cerca de 15-20 minutos, virando na metade do tempo.

30) Frango empanado: mergulhe pedaços de frango em uma mistura de ovo batido. Passe na farinha panko. Coloque na air fryer por 15-20 minutos, virando na metade do tempo.

31) Camarão empanado: tempere os camarões descascados com limão, pimenta do reino, sal e azeite. Passe os camarões em uma farinha de rosca temperada. Coloque na air fryer em temperatura média-alta por cerca de 10-12 minutos até ficarem crocantes e dourados.

32) Salmão grelhado: Tempere filés de salmão com limão, azeite e ervas, depois grelhe na air fryer até que fiquem dourados por fora e macios por dentro.

33) Bolinhos de peixe: Misture filés de peixe picados, cebola, pimentão, pão ralado, temperos e um ovo. Faça bolinhos e coloque na air fryer por 12-15 minutos. Sirva com molho tártaro.

34) Bolinhos de carne: Em uma tigela, misture carne moída, cebola picada, alho, pão ralado, ovo, temperos e especiarias. Faça bolinhos e coloque na air fryer por 12-15 minutos até ficarem cozidos por dentro e dourados por fora.

35) Bife de alcatra: tempere os bifes com sal e pimenta, e grelhe na air fryer até atingir o ponto desejado.

36) Rosbife: pegue uma peça de patinho, tempere com sal, pimenta, azeite, mostarda e molho inglês. Deixe marinando em um saco fechado por pelo menos 1 hora. Coloque na air fryer para assar por 15 minutos de um lado e 10 minutos do outro lado. Tire da air fryer e deixe descansar até esfriar para fatiar.

37) Espetinhos de carne: Monte espetinhos de carne temperada e legumes, e asse na air fryer até que a carne esteja cozida e com um exterior grelhado.

38) Costeletas de porco com crosta de ervas: Tempere costeletas de porco com ervas e panko (farinha de rosca japonesa), asse na air fryer até que a crosta esteja dourada e a carne cozida. 

39) Chips de maçã: Fatie maçãs bem finas no mandolim e coloque-as em uma tigela com suco de limão e canela. Disponha as fatias de maçã na cesta da air fryer em uma única camada e asse por 8-10 minutos até ficarem crocantes.

40) Bolo de chocolate: 1 xícara de farinha de trigo, 1/2 xícara de cacau em pó, 1 1/2 colher de chá de fermento em pó, 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio, 1/2 colher de chá de sal, 1 xícara de açúcar, 1/2 xícara de óleo, 2 ovos, 1 xícara de leite. Pré-aqueça a air fryer a 180 graus celsius. Em uma tigela, misture a farinha, o cacau em pó, o fermento em pó, o bicarbonato de sódio e o sal. Em outra tigela, misture o açúcar, o óleo, os ovos e o leite. Adicione os ingredientes secos aos ingredientes úmidos e misture até ficar homogêneo. Despeje a massa na air fryer e cozinhe por 25-30 minutos, ou até que um palito inserido no centro saia limpo.

E aí, já está com água na boca? Eu estou! Essas são apenas algumas ideias para receitas que você pode fazer na air fryer. Existem muitas outras possibilidades, então explore e experimente! Esse eletrodoméstico é realmente uma mão na roda para quem gosta de praticidade sem abrir mão do sabor. Espero que vocês tenham gostado dessas receitas e que experimentem em casa.

Café, ovo, comidas gordurosas, chá de boldo... Afinal, o que é melhor para aliviar a ressaca?

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.