Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Aprendiz de cozinheira
Publicidade

29 receitas surpreendentes de molhos vegetarianos para macarrão

Abóbora, beterraba, lentilha e abacate podem estar nos seus novos preparos de massa

Aprendiz de Cozinheira|Aline Sordili e Aline Sordili

Macarrão com molho de tomate e manjericão
Macarrão com molho de tomate e manjericão Macarrão com molho de tomate e manjericão

Macarrão não é só com molho de tomate ou molho branco. Existem versões saborosíssimas feitas de beterraba, abóbora, limão, abacate, lentilha, por exemplo. Versões que ainda podem ser muito nutritivas!

Este post vai ser um pouco diferente, sem muita história. Só vou colocar dicas de preparo e 29 receitas de molhos vegetarianos para você aproveitar. Lembrando que, se quiser fazer a versão vegana deles, é só substituir eventualmente manteiga por azeite, tirar o queijo ou trocar por tofu ou queijo vegetal, trocar o creme de leite fresco por creme de leite vegetal, o leite por leite vegetal não adoçado, por exemplo.

Alguns truques meus, mas mantive as receitas originais:

• coloco cebola sempre ralada e não picada, para ficar mais delicado;

Publicidade

• alho sempre assado e não picado;

• tomate pelado italiano de lata para economizar tempo;

Publicidade

• quando fizer pesto ou algum molho que leve alguma oleaginosa, deixe sempre algumas picadas para jogar por cima;

• ferva o macarrão com água e bastante sal (sabor de água do mar);

Publicidade

• nunca coloque azeite ou óleo na água. Eles vão impermeabilizar a massa e impedir o molho de entrar;

• para finalizar o macarrão no molho, cozinhe a massa por 3 minutos a menos do que o indicado na embalagem. Conte o tempo de finalização para a massa não ficar molenga.

Abaixo, 29 receitas de molhos vegetarianos para macarrão:

1) Molho de tomate com abobrinha e brócolis

Ingredientes: 1 abobrinha média, picada, 1 brócolis médio, cozido e picado, 1 cebola média, picada, 2 dentes de alho, picados, 2 colheres de sopa de azeite de oliva, 1 lata de tomates pelados, picados, sal e pimenta a gosto.

Modo de preparo: em uma panela, refogue a cebola e o alho no azeite até dourar. Acrescente a abobrinha e o brócolis e refogue por mais 5 minutos. Adicione os tomates, o sal e a pimenta e cozinhe por 15 minutos, ou até o molho engrossar.

2) Molho de berinjela e tofu

Ingredientes: 1 berinjela média, picada, 100 g de tofu, picado, 1 cebola média, picada, 2 dentes de alho, picados, 2 colheres de sopa de azeite de oliva, 1 lata de tomates pelados, picados, sal e pimenta a gosto.

Modo de preparo: em uma panela, refogue a cebola e o alho no azeite até dourar. Acrescente a berinjela e o tofu e refogue por mais 5 minutos. Adicione os tomates, o sal e a pimenta e cozinhe por 15 minutos, ou até o molho engrossar.

3) Molho de espinafre e creme de ricota

Ingredientes: 1 maço de espinafre, picado, 1 cebola média, picada, 2 dentes de alho, picados, 2 colheres de sopa de azeite de oliva, 1 pote de creme de ricota, sal e pimenta a gosto.

Modo de preparo: em uma panela, refogue a cebola e o alho no azeite até dourar. Acrescente o espinafre e refogue por mais 5 minutos, ou até murchar. Adicione o creme de ricota, o sal e a pimenta e cozinhe por mais 2 minutos.

4) Molho de lentilha

Ingredientes: 1 xícara de lentilhas cozidas, 1 cebola média, picada, 2 dentes de alho, picados, 2 colheres de sopa de azeite de oliva, 1 lata de tomates pelados, picados, sal e pimenta a gosto.

Modo de preparo: em uma panela, refogue a cebola e o alho no azeite até dourar. Acrescente as lentilhas, o tomate, o sal e a pimenta e cozinhe por 15 minutos, ou até o molho engrossar.

5) Molho pesto

Ingredientes: 1 xícara de folhas de manjericão fresco, 1/2 xícara de nozes picadas, 1/4 xícara de azeite de oliva, 1/4 xícara de queijo parmesão ralado, sal e pimenta a gosto, 3 cubos de gelo.

Modo de preparo: em um processador de alimentos, bata as folhas de manjericão com os cubos de gelo e o azeite. Acrescente as nozes e use apenas a função pulsar para não virar um patê e não deixar com gosto amargo. Coloque sal e pimenta a gosto e misture com uma colher para não perder o ponto do pesto batendo demais.

6) Molho pesto alla genovese

A diferença é que leva alho e pinoli, oleaginosa original para este preparo, mas muito cara. Então, pode trocar por amêndoa, nozes, castanha-de-caju de boa qualidade. Este molho é feito de manjericão fresco, pinhões torrados, alho, parmesão ralado, azeite extravirgem, sal e pimenta-do-reino moída na hora. Siga os passos da receita acima, com o truque do gelo e do pulsar com as oleaginosas.

7) Molho branco

Ingredientes: 2 colheres de sopa de manteiga, 2 colheres de sopa de farinha de trigo, 1 xícara de leite, 1/2 xícara de queijo parmesão ralado, sal e pimenta a gosto.

Modo de preparo: em uma panela, derreta a manteiga em fogo médio. Adicione a farinha de trigo e mexa até formar um creme. Aos poucos, adicione o leite, mexendo sempre para não formar grumos. Cozinhe por 5 minutos, ou até o molho engrossar. Adicione o queijo parmesão, o sal e a pimenta e misture bem.

8) Molho de tomate assado

Ingredientes: 4 tomates médios, 2 dentes de alho picados, 2 colheres de sopa de azeite de oliva, sal e pimenta a gosto, manjericão fresco picado (opcional).

Modo de preparo: preaqueça o forno a 200°C. Corte os tomates ao meio e coloque-os em uma assadeira. Regue os tomates com azeite de oliva, polvilhe com alho picado, sal e pimenta. Asse no forno por cerca de 30 minutos, ou até que os tomates estejam macios e levemente dourados. Retire do forno e deixe esfriar um pouco. Em um liquidificador ou processador de alimentos, bata os tomates assados até obter uma consistência de molho. Se desejar, adicione manjericão fresco picado ao molho. Aqueça o molho em uma panela antes de servir com o macarrão.

9) Molho de abacate e limão

Ingredientes: 1 abacate maduro, suco de 1 limão, 2 colheres de sopa de azeite de oliva, 2 colheres de sopa de coentro fresco, picado, sal e pimenta a gosto.

Modo de preparo: em uma tigela, amasse o abacate até obter uma consistência cremosa. Adicione o suco de limão, o azeite de oliva e o coentro picado. Misture bem e tempere com sal e pimenta a gosto. Aqueça o molho levemente antes de servir com o macarrão.

10) Molho de cogumelos

Refogue cogumelos fatiados em azeite até dourarem. Adicione cebola picada e alho e refogue por mais alguns minutos. Acrescente um pouco de vinho branco e deixe reduzir. Adicione creme de leite vegetal, tempere com sal, pimenta e ervas a gosto. Cozinhe por mais alguns minutos e sirva com o macarrão.

11) Molho de abóbora com especiarias

Asse a abóbora em cubos até ficar macia. Em uma panela, refogue cebola e alho em azeite. Adicione a abóbora cozida e amasse-a com um garfo ou amassador de batatas. Tempere com especiarias como cominho, canela, noz-moscada e pimenta-caiena. Adicione um pouco de caldo de legumes e cozinhe até obter a consistência desejada. Misture o molho de abóbora no macarrão cozido e sirva.

12) Molho de abóbora e coco

Ingredientes: 2 xícaras de purê de abóbora, 1 xícara de leite de coco, 2 colheres de sopa de azeite de oliva, 2 dentes de alho picados, 1 colher de chá de cominho em pó, sal e pimenta a gosto.

Modo de preparo: em uma panela, aqueça o azeite de oliva e refogue o alho picado até dourar levemente. Adicione o purê de abóbora, o leite de coco, o cominho em pó, o sal e a pimenta. Misture bem. Cozinhe em fogo baixo por 5 a 10 minutos, até que o molho esteja aquecido. Sirva o molho de abóbora e coco sobre o macarrão cozido.

13) Molho de tomate caseiro

Refogue cebola e alho em azeite. Adicione tomates frescos picados ou tomates enlatados. Tempere com sal, pimenta e ervas de sua preferência, como manjericão ou orégano. Cozinhe em fogo baixo por cerca de 20 minutos, mexendo ocasionalmente.

14) Molho de tomate e manjericão

Refogue cebola e alho picados em azeite. Adicione tomates picados e deixe cozinhar até ficarem macios. Tempere com sal, pimenta e folhas de manjericão fresco. Cozinhe por mais alguns minutos e sirva sobre o macarrão.

15) Molho de abobrinha e limão

Rale abobrinhas e refogue-as em azeite com alho picado. Adicione suco e raspas de limão e deixe cozinhar por alguns minutos. Tempere com sal, pimenta e um pouco de queijo parmesão ralado. Sirva o molho sobre o macarrão e polvilhe mais queijo parmesão por cima.

16) Molho de pistache

Este molho fica ótimo com espaguete. Para duas pessoas: descasque um punhado de pistache e triture-o no mixer na função pulsar. Em uma frigideira, aqueça um fio abundante de azeite com um dente de alho descascado e inteiro. Acrescente o pistache, junte 100 ml de creme de leite clássico ou de soja. Deixe o molho enxugar um pouco, misturando-o com uma colher de pau e cozinhando em fogo baixo. Ponha sal e pimenta-do-reino a gosto. Tempere o macarrão misturando-o diretamente na frigideira que usou para fazer o molho.

17) Molho de nozes

Para preparar este molho, use ricota ou tofu. No caso do tofu, bata-o no liquificador com água até que ele vire um creme. Faça a olho: junte um pedaço de cada vez do tofu, conforme a quantidade de pessoas que vão comer. Com a ricota clássica, não é necessário batê-la no liquidificador, pois ela já é cremosa. Igualmente aqui, faça a olho, batendo com um garfo um pouco de cada vez, conforme a quantidade de pessoas que vão comer. Toste em uma frigideira 4 colheres de nozes trituradas e junte o tofu ou a ricota. Pode também simplesmente bater todos os ingredientes do mixer, juntando um pouco de água e azeite de oliva para conseguir a consistência desejada. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e pronto! Junte o molho ao macarrão logo depois de cozido.

18) Molho de açafrão e abobrinha

Este molho é feito com abobrinha, cebola, alho, açafrão, leite vegetal, sal e pimenta-do-reino. Primeiro, refogue a cebola e o alho em uma panela com um pouco de óleo até ficarem dourados. Adicione as abobrinhas cortadas em cubos pequenos e refogue por mais alguns minutos até que fiquem macias. Adicione o leite vegetal, o açafrão, sal e pimenta-do-reino e deixe cozinhar por mais alguns minutos até que o molho engrosse ligeiramente. Sirva sobre o macarrão cozido.

19) Molho à carbonara vegetariano

Este molho é feito de ovos, parmesão ralado, alho-poró, cogumelos frescos, creme de leite fresco, sal e pimenta-do-reino moída na hora. Primeiro, refogue o alho-poró em uma panela com um pouco de óleo, até ficar macio. Adicione os cogumelos frescos fatiados e refogue por mais alguns minutos até que fiquem macios. Em uma tigela grande, misture os ovos com o parmesão ralado e tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora. Adicione os cogumelos refogados à tigela com os ovos e misture bem para incorporar todos os ingredientes. Junte o creme de leite fresco à mistura dos ovos e misture bem novamente, para incorporar todos os ingredientes.

20) Molho de beterraba

Asse a beterraba em cubos com sal e azeite até ficar macia. Bata a beterraba no liquidificador com 1 copo de água, 1/2 copo de azeite e 1 copo de queijo ralado e coloque amêndoas defumadas na função pulsar. Leve a uma frigideira grande e alta com um pouco de caldo de legumes e finalize o macarrão dentro do molho até obter a consistência desejada. É só servir com as amêndoas picadas.

21) Molho de abóbora

Uma variação do molho de beterraba. Asse a abóbora em cubos com sal e azeite até ficar macia. Bata no liquidificador com 1 copo de água, 1/2 copo de azeite e 1 copo de queijo ralado e coloque castanha-de-caju na função pulsar. Leve a uma frigideira grande e alta com um pouco de caldo de legumes e finalize o macarrão dentro do molho até obter a consistência desejada. É só servir com castanhas picadas.

22) Molho de brócolis

Refogue o brócolis com sal, alho e cebola. Quebre tudo grosseiramente com um mixer. Se usar “arroz de brócolis”, fica mais fácil e não precisa passar pelo mixer. Coloque creme de leite fresco e uma xícara de queijo ralado. Deixe ferver para engrossar um pouco (creme de leite de lata e de caixinha não podem ser fervidos). Finalize o macarrão dentro do molho até obter a consistência desejada.

23) Molho de alcachofra

Pique fundos de alcachofra em cubinhos. Refogue com sal, alho e cebola. Coloque creme de leite fresco e uma xícara de queijo ralado. Deixe ferver para engrossar um pouco (creme de leite de lata e de caixinha não podem ser fervidos). Finalize o macarrão dentro do molho até obter a consistência desejada.

24) Molho de curry com abobrinha e cenoura

Pique as abobrinhas e as cenouras em meia-lua. Refogue com curry, sal, alho, pimenta e cebola. Acrescente creme de leite fresco e deixe ferver até engrossar. Finalize o macarrão dentro do molho até obter a consistência desejada.

25) Yakissoba vegetariano

Pique as abobrinhas e as cenouras em meia-lua. Corte meio repolho pequeno e uma cebola grande em tiras. Acrescente floretes de brócolis e refogue tudo em uma frigideira bem grande (ou panela tipo wok) com sal, alho, shoyu e óleo de gergelim torrado. Eu prefiro refogar os legumes individualmente e depois juntar tudo para não soltarem água, não virarem uma sopa, não ficarem molengas e manterem a crocância. Coloque o macarrão cozido, mais shoyu e óleo de gergelim e finalize com semente de gergelim torrada.

26) Molho al limone (molho de limão)

Já prepare essa massa na tigela grande onde ele será servido. Coloque o suco de 1 limão, 100 ml de azeite, 150 g de queijo parmesão ralado. Misture bem até o molho ficar cremoso. Junte 100 ml de creme de leite fresco e misture tudo novamente. Coloque a massa cozida bem quente e misture tudo. Se precisar, solte um pouco o molho com a água do cozimento para ele ficar mais liso. Vai bem com penne e espaguete.

27) Molho alho e óleo

Amasse 2 dentes de alho e refogue com 4 colheres de sopa de azeite. Pode colocar uma colher de manteiga também. O principal aqui é não deixar o alho queimar de jeito nenhum. Misture o espaguete com um pouco de água do cozimento e está pronto. Sirva com um pouco de salsinha bem picadinha por cima.

28) Molho de tomate seco e pimenta

Amasse 2 dentes de alho e refogue com 4 colheres de sopa de azeite. Pode colocar uma colher de manteiga também. O principal aqui é não deixar o alho queimar de jeito nenhum. Coloque o tomate seco picadinho e pimenta-calabresa em flocos e misture bem. Junte o espaguete com um pouco de água do cozimento e está pronto.

29) Molho all’assassina

Este prato foi criado em Bari (Itália) e é servido em vários restaurantes. Fios picantes e chamuscados de massa tipo espaguete, cozidos no molho até que ele quase evapore, ao ponto de quase começar a pegar na panela (não deixe queimar!). Dizem que ele foi criado em 1967, quando o chef Enzo Francavilla, da Osteria al Sorso Preferito, acidentalmente queimou uma porção de espaguete com molho vermelho e depois serviu mesmo assim, com flocos extras de pimenta vermelha.

30) Molho de tomate verde, do chef Marco Aurélio Sena, do Ventre

Ingredientes: 1 kg de maçã fuji, 2 kg de tomate verde, 200 g de açúcar refinado, 50 g de pimenta-de-cheiro doce, 25 g de salsinha fresca, 25 f de coentro fresco.

Modo de preparo: descasque e tire as sementes da maçã e bata na thermomix com o tomate verde e o açúcar até ficar liso. Leve ao fogo baixo e vá mexendo até dar ponto de geleia. Bata na thermomix com a pimenta-de-cheiro, a salsinha e o coentro até ficar liso. Pode conservar em geladeira por até cinco dias.

Um tomate verde em meio a outros vermelhos
Um tomate verde em meio a outros vermelhos Um tomate verde em meio a outros vermelhos

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.