Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Aprendiz de cozinheira

Paula Cardoso: a brasileira que é personal chef de Memphis Depay

Jogador holandês chega ao Corinthians e traz sua chef de cozinha particular, mineira especialista em alimentação saudável para atletas de alto desempenho

Aprendiz de Cozinheira|Aline SordiliOpens in new window


No mundo do futebol de alto desempenho cada detalhe importa. E a alimentação é peça chave para garantir que os atletas atinjam o máximo de sua performance. O jogador holandês Memphis Depay chega ao Corinthians e traz de volta ao Brasil Paula Cardoso (@paulacardoso__), sua personal chef.

A mineira de Ponte Nova trabalha com o jogador há quatro anos. Paula se formou em gastronomia em Florianópolis e foi fazer estágio em Barcelona. Ao voltar ao Brasil, chegou a chefiar três restaurantes, mas voltou para a Espanha.

Em 2015, passou a trabalhar com o também brasileiro Daniel Alves. Com ele, saiu de Barcelona para Torino, Paris e São Paulo. Com a pandemia, a chef de cozinha resolveu voltar para Barcelona, onde passou a trabalhar com Felipe Coutinho, mas não se adaptou a Inglaterra. Paula voltou para Barcelona novamente. Foi ai que ela conheceu Memphis Depay.

Mesmo com tanta experiência com jogadores, a personal chef trabalha em parceria com uma nutricionista ou um nutrólogo. “Me especializei em alimentação saudável para artistas de alto rendimento, mas sempre trabalho com esses profissionais para suplementação de vitaminas”, conta Paula Cardoso, que também trabalha em parceria com os nutricionistas do clube.


Ela também ajusta pratos conforme a agenda e as necessidades de Depay, variando entre refeições de recuperação após treinos intensos e refeições energéticas pré-jogo. “Tudo é avaliado: se ele está cansado, dormindo mal ou se tem muitos jogos na semana. Isso faz diferença no que vai ser servido para ele”, afirma ela, que prepara todas as refeições da casa. “É um cargo de confiança, e ele é um excelente chefe.”

Ela conta que a alimentação do Memphis é muito baseada em frutas, legumes e saladas. “Ele não tem nenhuma restrição alimentar, só não gosta muito de porco. Come muito peixe e frango. Só carne vermelha que eu coloco só uma ou duas vezes por semana no máximo”, conta ela, que é especialista em alimentação saudável.


A volta ao Brasil é confortável para Paula: “Conheço todos os ingredientes locais, tenho fornecedores em São Paulo e isso é importante porque ele só come comida orgânica. As frutas do Brasil são maravilhosas, batata baroa, couve, taioba e todas as folhas verdes que ele precisa comer. Aqui esses alimentos estão em abundância”. Paula está em contato com o diretor do clube para acompanhar a alimentação de Memphis por lá também.

Nessa vinda do Memphis para o Corinthians, a chef está acumulando funções, já que ele não fala português. “Ele está superfeliz por ter vindo. E por isso que eu decidi acompanhá-lo, porque é meu país e ele não fala português, mas quer aprender”, conta ela.

* Com produção de Julio Frascino

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.