‘A Música Natureza de Léa Freire’: Documentário tem sessões gratuitas no Cine Matilha
Filme destaca a riqueza e a diversidade da cultura brasileira
Dirigido pelo premiado Lucas Weglinski, “A Música Natureza de Léa Freire” tem sessões gratuitas no Cine Matilha (SP) a partir de quinta-feira (08). O longa-metragem apresenta ao público a trajetória, a vida e a carreira da musicista brasileira, que é mais conhecida na Europa do que em seu país. A distribuição é da Descoloniza Filmes.
Contando com um rico material de arquivo desde a juventude de Léa Freire, o filme resgata desde o início de sua carreira, seu envolvimento com projetos sociais e a importância dela para a música brasileira. O documentário também inclui depoimentos inéditos dela e de outras pessoas envolvidas com a música.
Mais do que a celebração do trabalho de uma grande artista, “A Música Natureza de Léa Freire” é um documentário que destaca a riqueza e a diversidade da cultura brasileira, ressaltando a importância da arte como ferramenta de transformação social. Isso ocorre graças ao trabalho de Léa no Projeto Guri, que leva música a jovens de São Paulo e também os ajuda a conhecer a música erudita e até encontrar uma profissão nela.
“Viajei para diversos países com a Léa e percebi como ela era conhecida e reverenciada fora do Brasil, e aqui quase ninguém a conhece, apesar dos 50 anos de carreira. Achei que isso merecia um filme”, conta o diretor em entrevista.
Sinopse
Léa Freire é uma mulher excepcional, instrumentista popular, improvisadora de jazz, arranjadora e compositora sinfônica, atuando em universos tradicionalmente masculinos, machistas e misóginos. Léa atravessa o preconceito e quebra as barreiras entre erudito e popular. Em Música Natureza, diferentes gerações comentam sobre a influência de Léa e sua música, as delícias, dificuldades e desafios de ser música e ser mulher na música, ainda hoje.
Programação
08 de agosto (quinta-feira) - 19h
09 de agosto (sexta-feira) - 19h
10 de agosto (sábado) - 18h
O Cine Matilha é um ambiente pet-friendly e acolhe regularmente o público junto com seus animais de estimação. Com capacidade para 68 espectadores, incluindo 2 lugares para cadeirantes, proporciona uma experiência cinematográfica inclusiva.
A programação continua sendo gratuita, mediante a doação de 1 quilo de alimento não perecível, roupas, brinquedos, livros e produtos de higiene pessoal para crianças e adultos.
Cine Matilha
Rua Rego Freitas, 542, 3º andar
República, São Paulo
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.